terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tipos de Guitarra


Stratocaster
A Fender criou a guitarra Stratocaster há 50 anos atrás. Há muitas empresas que produzem esses tipo de guitarra nos dias de hoje. Tipicamente a Stratocaster possui parafusos no braço, 6 tarraxas em linha, corpo estilo strato com dois rebaixos (cutaways) para maior conforto, 3 captadores do tipo single coil e uma alavanca. Mas há muitas variações da Stratocaster nos dias de hoje. Algumas tem captadores do tipo humbucker, enquanto outras tem uma mistura de humbuckers e single coils. O bom desta guitara é que ela pode ser modificada facilmente quando se trata do seu hardware e captadores. 
tipos de guitarra
Telecaster
Fender inventou a primeira guitarra estilo Telecaster, e elas são utilizadas até mesmo antes das Stratocasters. As Telecasters tipicamente possuem dois captadores, uma cabeça menor que a da strato, e um seletor de 3 posições para os captadores. Algumas tem as cordas através do corpo, mas nem todas. O som único da Telecaster pode ser ouvido quando você utiliza a posição do meio no seletor de captadores. Isto faz com que ambos os captadores sejam ativados e traz o som característico de Telecaster.
tipos de guitarra
Les Paul
As guitarras Les Paul foram inventadas por Les Paul, é claro, por isso seu nome. Les Paul era um inovador no campo musical e inventou alguns dos primeiros dispositivos para gravação de música. A guitarra Les Paul possui um braço colado, 3 tarraxas de cada lado, geralmente com dois captadores humbuckers e um rebaixamento no corpo (cut away) com um seletor de 3 posições para os captadores. Algumas Les Paul tem a parte de cima do corpo entalhadas, frisos ao redor do corpo e marcadores do tipo coroa. Depende muito do modelo da guitarra. 
tipos de guitarra
Flying V
A Flying V ficou popular na década de 80. O nome Flying V se originou do formato do seu corpo, que possui uma forma de um V grande. Estas guitarras são bonitas para quem olha, mas no quesito conforto podem ser bem difíceis para tocar.
tipos de guitarra
SG
As guitarras SG (Solid Guitar) são um outro produto da família de guitarras da Gibson. Elas são conhecidas pelo seu corpo que parece ter dois chifres pontudos. Normalmente possuem dois captadores humbuckers e um braço inteiro colado. Elas geralmente são mais finas do que as guitarras Les Paul.
tipos de guitarra
Jaguar


A Jaguar é uma guitarra que tem no design seu maior apelo. Apesar de ter apenas dois captadores, a madeira mais densa e pesada utilizada na construção do corpo amplia a variação de timbres desse instrumento.
Muitos músicos achavam que ela teria características de timbre mais agudo e mais limitado, mas quando tocavam a Jaguar, percebiam que ela tinha uma característica de timbre mais grave e bem diferente devido à madeira que é usada, mais densa e pesada. É uma guitarra que ficou muito inserida no surf music, talvez por seu design.


                               


Jazzmaster


A Fender Jazzmaster é para a Jaguar o que a Telecaster é para a Stratocaster. Essa guitarra mantém o timbre "mais estalado", um som mais "magro" com dois captadores single coil e um design próximo da Jaguar.

A Jazzmaster não é uma guitarra muito conhecida no meio dos guitarristas e tem pouco apelo. O corpo lembra a Jaguar e a parte de trás da guitarra lembra um pouco a a Telecaster também. É uma Fender, mas não é muito comercial.

                               


Acústica


Este é o primeiro modelo de guitarra acústica que foi introduzido ao mercado pela Gibson em 1935. Com a intenção de se amplificar o som dos violões que acompanhavam as Big Bands em meados dos anos 20, a guitarra acústica nada mais foi do que uma evolução do violão: caixa toda acústica – com uma estrutura interna um pouco diferente para que pudesse sustentar melhor o peso das cordas, tampo abaulado, bocas em “F” (f-holes) captadores agregados ao tampo, uma ponte apenas apoiada a esse tampo abaulado (ou arch top) e um cordal para segurar as cordas sem que essas pudessem exercer uma maior pressão sobre este tampo.
                                    


Semi Acústica


Este é o primeiro modelo de guitarra semi-acústica (Gibson ES-335TD) que foi introduzido ao mercado pela Gibson em 1958. Nesta época, o desafio era acabar com o feedback (microfonia) causada pela cavidade acústica com o instrumento amplificado e mesmo assim manter a característica sonora de um instrumento acústico. Seguindo a mesma concepção dos modelos acústicos – aberturas sonoras em F, tampo abaulado, e cavidades acústicas – o tipo de construção do corpo passou a possuir também um bloco maciço na parte central tanto para apoiar captadores, pontes quando para diminuir o feedback da guitarra.
                   

Qual é a sua preferida???






Fonte: Portal Música, Batuta Cultura Musical e Pauleira Guitars

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...