sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Você sabe trocar corretamente cordas de Nylon???

Aprenda no texto do luthier Beto Nalin.

Em violões com cordas de nylon, é extremamente importante a correta colocação do encordoamento, já que esses modelos tendem a desafinar constantemente. No passado, havia a lenda de que cordas de nylon demoravam um bom tempo para estabilizar a afinação, mas a maior causadora desse problema é a forma de enrolar a corda no poste da tarraxa e a amarração feita no cavalete.

Nas imagens, é possível ver detalhadamente a forma correta de fazer isso. Outro segredinho é, depois das cordas devidamente amarradas, afinar e esticá-las com a mão. Na prática, estico as cordas como se estivesse apertando um nó. Dou uma esticada perto do cavalete e outra perto do nut, afino novamente e dou outra esticada. Faço isso por duas ou três vezes, o que já é suficiente para manter as cordas estáveis.

Particularmente, gosto de cordas com tensão alta, que proporcionam um timbre balanceado, sustain longo e com boa projeção de volume, mas, para quem procura um pouco mais de conforto, as tensões média e baixa são as mais indicadas.











Fonte: Facebook - SG Strings

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...