segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Expressão e Louvor




Esses dias estávamos em uma reunião tratando de diversos assuntos a respeito do ministério de louvor e algo me chamou bastante atenção.
Nossos líderes falavam da importância de todo o ministério se expressar durante o momento do louvor. Um ex. Músicas alegres: realmente transparecer alegria, expressão de adoração e etc.

Fui levado a escrever esse post devido a algumas preocupações que acontecem durante o momento do louvor desde o próprio nervosismo até a dificuldade de movimentação no palco (no nosso caso). Vou separar alguns itens para verificarmos como podemos melhorar nossa postura e expressão neste momento tão importante.


1º. Nervosismo


Sem dúvida é o primeiro do ranking! A grande maioria de nós (ou todos) já passaram por aquele "friozinho na barriga" e de repente você se encontra em "momento estátua" (rsrs). Mal consegue olhar para o lado e muito menos fazer parte da ministração, tomado por um sentimento de medo querendo que todo esse momento chegue ao fim logo.

Na maioria das vezes isso se deve a falta de preparo. Claro que sempre estamos preocupados, principalmente com a idéia de fazer o melhor para Deus e levar as pessoas que estão nos assistindo a adorá-Lo.
Percebo que quando a ministração é repleta de músicas que conheço bem e estou acostumado a tocar, esse medo é mais suave e como tenho certeza do que estou fazendo, minha preocupação é voltada simplesmente a adoração.
Porém quando estou inseguro, minha atenção se volta a execução da música e de certa forma consome a liberdade de adoração.

2º. Problemas técnicos

Quem nunca se deparou com uma microfonia vinda do retorno ou um cabo que resolve não funcionar na hora que deveria?
Realmente todos passamos por isso, e sinto-lhes dizer que isso se repetirá muitas e muitas vezes (não é praga, ok?rsrs). Já presenciei músicos profissionais, com excelentes equipamentos e que em determinado momento tudo simplesmente parou. Como estávamos no apoio corremos para resolver o problema e era simplesmente um cabo! Isso mesmo, aquele cabo teimoso...

3º. Problemas externos

"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas." (Salmos 34:19)

Nem todos os dias são de alegria. Ainda mais quando estamos tratando de músicos que estão envolvidos com o ministério.
Somos parte dos maiores alvos da igreja, literalmente Satanás quer nos destruir.

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;" (Efésios 6:10, 11)

Como lidar com esses e outros problemas?

Sem dúvida o preparo tanto técnico quanto espiritual devem ser levados em suma consideração.
Gosto sempre de lembrar dos famosos ensaios das escolas de samba que acontecem muito antes do carnaval. Na verdade os preparativos para o próximo ano começam logo após o término do carnaval.
Quando Deus nos criou, Ele nos fez a sua imagem e semelhança. Com detalhes maravilhosos em toda a nossa construção desde a sustentação do nosso corpo (músculos e esqueleto), passando por todo o metabolismo e chegando a capacidade de raciocínio.
Esses detalhes não estão somente em nós, mas em tudo que verificamos a nossa volta (plantas, outros animais, flores...). Então porque não fazer o melhor a Ele?
Todos sabemos que o aprendizado vem do treinamento, ou seja, repetições exaustivas até que não existam mais erros. Dessa forma chegamos ao "ideal".
Nos tornamos aptos a um trabalho quando passamos pelo período de treinamento e chegamos ao "ideal". Isso pode ser rápido, no mesmo dia, ou na outra semana, mês... Dependendo da sua aptidão técnica, disposição de tempo e INTERESSE.
Então concluímos que quanto mais preparados menor o nervosismo pois a possibilidade de erros será ínfima.

Sempre que for tocar verifique seus equipamentos, faça reparos e cuide deles de maneira preventiva. No caso das guitarras apresentamos algumas práticas que pode ajudar nesse processo (clique aqui).
Carregue na sua bagagem ao menos 01 cabo extra, de preferência novo para ser utilizado "naqueles momentos de tortura"!!!
Vou ser sincero, foram raras as vezes que precisei substituir cordas da guitarra durante as ministrações, procuro trocá-las quando percebo que já não estão mais em condições (prevenção) até mesmo por causa do timbre...
Mas também existe a possibilidade de andarmos com um jogo extra.

Mantenha um coração de adorador e seja livre!!!

Imagino que antes de ministrar na sua igreja você tome um bom banho, coloque sua melhor roupa e passe um bom perfume, correto?
Faça isso espiritualmente também! Retire de você o que não agrada a Deus e muitas vezes te mantém inquieto. Tire um tempo pra Deus e seja perfumado pelo Espírito Santo. O verdadeiro adorador tem "cheiro de Cristo"!

Seja livre durante o louvor, pule, dance, cante (mesmo que não tenha um microfone a sua frente). Faça parte desse momento tão especial.
Algumas pessoas mantém um posicionamento muito ruim durante o louvor, ficam estáticas e muitas vezes parecem estar em outro lugar. Resumindo: não participam.

Quando estamos à frente, as pessoas tendem a se espelhar em nós. Se dançamos eles também dançam, se sorrimos eles também sorriem. Se ficamos parados eles também ficam.
Imagine como é a sua postura e como agiria vendo a si próprio em uma ministração!!!

Jesus morreu e ressuscitou para que VERDADEIRAMENTE fossemos livres. Deixe o Espírito de Deus agir e experimente a verdadeira liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...